segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

São Tomás de Aquino, o Teólogo da Inquisição



"As for heretics their sin deserves banishment, not only from the Church by excommunication, but also from this world by death."

"Por seu pecado, os hereges merecem não apenas ser separados da Igreja pela excomunhão, mas também do mundo, pela morte." 


- São Tomás de Aquino



Tomás de Aquino em pintura a óleo de Sandro Boticceli.


1-Enquanto a Igreja combatia os heréticos pela repressão, seus teólogos tratavam de fornecer os argumentos para justificar a intolerância e nesse campo, nenhum foi tão competente como São Tomás de Aquino (Lácio, Roccasecca, 1225 — Lácio, Fossanova, 1274), monge dominicano, filósofo e teólogo proclamado Doutor da Igreja.

2-Por meio da Summa Teologica, apoiado no raciocínio lógico de Aristóteles, São Tomás procurou explicar os dogmas da fé. Compôs 21 volumes, 38 tratados, 631 questões e 10.000 objeções. Montou um documento completo sobre o catolicismo - frio, lúcido, conciso, objetivo.

3-Com respeito à heresia, as posições de São Tomás foram claras: uma vez aceita a Igreja por um livre decisão do católico, este perdia o direito de contestá-la ou abandoná-la.

4-Mais ainda: se é justo castigar o moedeiro falso pelos males que faz à economia, muito mais justo é castigar o herege pelos males que faz à Igreja, responsável pelas almas e pela vida eterna.

5-Segundo São Tomás, se um herege persiste no erro, apesar das exortações religiosas, deve ser excomungado - privado da vida eterna - e morto - privado da vida terrena.

6-Através de um prodigioso malabarismo de raciocínio, São Tomás explicou por que Deus permitia o surgimento das heresias da seguinte maneira: a existência do mal é uma necessidade para se poder distinguir o bem, sendo que extirpação do mal reforça o bem.

7-O bem se nutre do mal como o leão do asno, declarou São Tomás - daí a razão pela qual é impossível a Deus criar um homem sem pecado como é impossível existir um círculo quadrado. Dessa maneira, se, por um lado, a heresia é um mal indestrutível, por outro, deve a Igreja "nutrir-se de hereges em nome da salvação de todos os crentes".

8-Ainda segundo São Tomás, era justa a execução do herege relapso, pois, comprovando não ser constante em sua fé cristão, ele poderia, no convívio com outros cristãos, "infectá-los" com sua heresia. Ademais, se a Igreja relaxasse no seu rigor para com ele, isso faria com que os outros viessem a ter menos medo de cair no erro.

9-Defendendo a punição, mostrando a necessidade de intolerância e explicando o pecado com base em critérios de uma suposta lógica divina, São Tomás de Aquino foi não apenas o mais completo ideólogo da inquisição que se institucionalizava como também o pensador que melhor formulou as justificativas intelectuais de um Estado Teocrático-Absolutista - o Papado assumiu o caráter de uma verdadeira monarquia absoluta, a primeira da Europa e munida de uma ideologia transnacional, considerando que a fé não tinha fronteiras - que então se estruturava e buscava firmar a sua autoridade centralizadora numa Europa repartida em feudos rivais e com monarcas politicamente quase impotentes.

Referência:

LOPEZ, Luiz Roberto. Historia da Inquisição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário