sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por qual razão os gnósticos odeiam o corpo e o mundo?

Hermes Trismegistus (Mercurius)

Hermes diz a Tat: "Se primeiramente não odiares o teu corpo (soma), meu filho, não poderás amar o teu verdadeiro ser. Mas se amares o teu verdadeiro ser possuirás a alma-espirito (psiché-pneuma), uma vez possuindo-a, participarás também de seu conhecimento (gnosis) vivente." Tat pergunta-lhe: "Que queres dizer com isto, Pai?" Hermes responde: "Não podes, meu filho, prender-te às coisas materiais assim como às coisas divinas, porque, visto que existem dois estados de ser, o corpóreo e o incorpóreo, o mortal e o divino, terás de escolher entre esses dois, de modo bem refletido, porque não nos podemos prender a ambos. Uma vez que a escolha tenha sido feita, a diminuição do que foi rejeitado se prova na força ativa do que foi escolhido." 

(Corpus Hermeticum VII: 16-18)


"Não ameis o mundo, nem as cousas que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 

(Primeira Epístola de João, o Evangelista II: 15)


Jesus disse a Tomé: "Estes corpos visíveis (físicos) se alimentam de criaturas que são similares a eles (animais), e por isso são suscetíveis à mudança. Este corpo, por ser bestial, produzirá a mudança, a decomposição e perecerá. Não haverá qualquer esperança de vida (eterna) para ele. Então, assim como o corpo dos animais perece, estas formações (do corpo humano) também perecerão. Eles não derivam da relação (sexual) como aquela dos animais? Se isto, também deriva da relação, como poderá gerar alguma coisa diferente de animais? Então, portanto, vós sereis parvos até vos tornardes perfeitos."

(O Livro de Tomé, o Contendor  § 7)


Em uma de suas primeiras prédicas, após ter atingido o estado de bodhi (iluminação), o príncipe Sidarta Gautama disse: "Este mundo é um mar de sofrimentos e o dharma que vos ensino é como uma balsa, cuja finalidade é a de atravessá-lo."


"O mundo foi criado por engano e seu creador intentou fazê-lo imperecível e imortal. Ele não conseguiu realizar seu desejo, pois o mundo nunca foi imperecível e tampouco aquele que o fez." 

(Evangelho de Felipe § 100)



Muhammad disse: "Sê nesta vida como se fosses um estranho, e age como se estivesse de passagem."

(Os Quarenta Hadith de Nawawi No. 38)


De acordo com com o Sahih Muslim (Jannah, No. 1), Muhammad teria dito que este mundo é uma prisão para os despertos e um paraíso para os ignorantes.


Heracleon, o Valentiniano, disse: "Tu que és espiritualizado, não prestes culto à creação, nem ao creador, mas apenas ao Pai Verdadeiro!" 


(Comentário do Evangelho de João, No. 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário