domingo, 29 de julho de 2012

O Rito Palladista


Pike e Mazzini


Edith Starr Miller, também conhecida por Lady Queenborough, em seu livro Occult Theocracy (Abbeville: F. Paillart, 1933. p. 215), diz que a 20 de setembro de 1870, Albert Pike 33º (sistematizador do R.'.E.'.A.'.A.'.) e Giuseppe Mazzini 99º (R.'.A.'.P.'.M.'.M.'. e Carb.'.) restauraram um antigo rito maçônico caracterizado pela adoração à Lúcifer: o Palladismo.

Segundo Lewis Spence, a Ordem do Palladium foi uma associação maçônica fundada em Paris, em 1737, que adormeceu por alguns anos e chegou a cair no esquecimento. Spence registra também que Pike, co-restaurador dessa fraternidade adormecida, "praticava rituais ocultistas e estava em constate contato com Lúcifer." (SPENCE, L. An Encyclopaedia of Oculltism. Nova Iorque: Cosimo, Inc., 2006. p. 123) 

Os dois restauradores dividiram seus poderes da seguinte forma: Pike assumiu a autoridade dogmática e os títulos de Sumo Pontífice da Maçonaria Universal (Sovereign Pontiff of Universal Freemasonry) e Soberano Pontífice de Lúcifer (Sovereign Pontiff of Lucifer), enquanto Mazzini assumiu o poder executivo e também o título de Soberano Chefe da Ação Política (Sovereign Chief of Political Action). Pike renomeou a antiga instituição maçônica de Ordem do Rito Palladista Novo e Reformado (Order to the New and Reformed Palladian Rite).

A Santa Sé do Dogma (Holy See of the Dogma) para todo o mundo maçônico foi criada em Charleston (Carolina do Sul), a cidade sagrada do novo Palladismo. Pike, entitulou-se Presidente do Supremo Diretório Dogmático (President of the Supreme Dogmatic Directory), divisão que seria composta por dez irmãos dos graus mais elevados e que formariam o Supremo Grande Colégio dos Maçons Eméritos (Supreme Grand College of Emeritus Masons). A Soberana Diretoria Executiva da Alta Maçonaria (Sovereign Executive Directory of High Masonry) foi estabelecida em Roma por Mazzini. Em uma carta endereçada à Albert Pike, datada de 22 de janeiro de 1870, Mazzini escreveu:

"Devemos permitir que todas as federações continuem exatamente como estão, com seus sistemas, suas autoridades centrais (...) mas temos de criar um rito supremo, que permanecerá desconhecido, ao qual convocaremos apenas aqueles maçons de alto grau que serão selecionados por nós. No que diz respeito aos vossas irmãos na Maçonaria, esses homens devem ser compelidos a manter o mais rigoroso segredo. ESSE SUPREMO RITO (PALLADISTA), QUE IRÁ REGER TODA A MAÇONARIA E QUE SERÁ O SEU CENTRO INTERNACIONAL, SERÁ O MAIS PODEROSO PORQUE SUA DIREÇÃO SERÁ (ABSOLUTAMENTE) DESCONHECIDA." (MILLER, E.S. Op. cit., p. 208-209)

Os principais centros de atividade do Rito Palladista foram estabelecidos em Charleston, Roma e Berlim. Além destas sedes, Pike e Mazzini estabeleceram quatro Grandes Diretórios Centrais - GG.'.DD.'.CC.'. (Grand Central Directories) com a finalidade de reunir informações vitais para esforços políticos e propaganda. Estes eram: o G.'.D.'.C.'.  para América do Norte em Washington, G.'.D.'.C.'. para a América do Sul em Montevidéu, G.'.D.'.C.'. para a Europa em Nápoles, e G.'.D.'.C.'. para a Ásia e Oceania em Calcutá. Mais tarde, um sub-diretório para a África foi estabelecido em Port Louis, na ilha de Maurício.

Para recrutar adeptos, eles usaram alguns membros de outros ritos, mas no início contavam essencialmente com aqueles entre os iniciados do R.'.E.'.A.'.A.'. e R.'.A.'.P.'.M.'.M.'., que já estavam  profundamente familiarizados com o ocultismo. Um maçom de alto grau, particularmente, seria bem recebido em toda parte, em qualquer país, ou em qualquer rito, cuja existência fosse reconhecida. Assim foi que, particularmente os iniciados nos mais elevados graus do R.'.A.'.P.'.M.'.M.'. e R.'.E.'.A.'.A.'. que, devido às suas extensas ramificações internacionais, tiveram o privilégio de recrutar membros de outros ritos para o quadro palladista. Foi por esse motivo que o Supremo Rito criou seus triângulos (o nome dado às Lojas Palladistas) estruturados por graus.

O Palladismo é um rito de caráter neognóstico, inspirado nas antigas crenças do Bogomolismo búlgaro e do Catarismo franco-italiano. Seu ensinamento básico consiste em afirmar que a divindade é dupla, sendo Lúcifer (Deus do bem) igual ao Adonai (Deus do mal) dos hebreus (MILLER, E. S. Op. cit., p. 216-217). Vejamos o que o próprio Pike dizia:

“Sim, Lúcifer é Deus! Desgraçadamente, Adonai também é Deus, porque segundo a lei eterna, não há luz sem escuridão, beleza sem feiura, branco sem preto. O absoluto só pode existir na forma de duas divindades diferentes, assim como a escuridão funciona como fundo para a luz, a estátua requer uma base e a locomotiva necessita de um freio (...) a doutrina do satanismo é uma heresia (pois é sectária); e a religião verdadeira e puramente filosófica é a crença em Lúcifer, como sendo igual a Adonai, mas Lúcifer, que é deus da luz e do bem, está lutando pela humanidade contra Adonai, o deus das trevas e do mal.” Ele disse também: “A religião maçônica deve ser, por todos nós iniciados dos altos graus, mantida na pureza da doutrina luciferiana.” (ibid. p. 220-221)

Com Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi na Itália, Lord Henry Palmerston na Grã-Bretanha e Otto von Bismarck na Alemanha, o objetivo de Albert Pike era criar, por meio de sua Ordem Palladista, um grupo elitizado que controlasse as atividades de todas as Obediências (Grandes Orientes, Grandes Lojas, Supremos Conselhos, Soberanos Santuários do R.'.A.'.P.'.M.'.M.'. e todas as Ordens Maçônicas) espalhadas pelo mundo.

William Josiah Sutton, em seu livro Lucifer, Eliphas Levi, Albert Pike and the Masonic Lodge (p. 16), disse:

"Pouquíssimos maçons sabem que Albert Pike, a mais alta autoridade da Maçonaria, cujos títulos recebidos (ou autoconferidos) foram Knight of the Sun or Prince Adept (Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto), Mystic Poet (Poeta Místico), Sovereign Grand Commander (Soberano Grão-Comandante), Sovereign Pontiff of Universal Freemasonry (Soberano Pontífice da Franco-Maçonaria Universal), foi também o chefe da Order of Palladium (Ordem do Palladium), uma sociedade ulta-secreta (fundada por Giussepe Mazzini, o "pai da máfia italiana") que abertamente adorava Lúcifer e estava empenhada em destruir o Cristianismo, afim de substituí-lo pelo Luciferianismo. Albert Pike, o chefe dos maçons, foi também um apóstolo de Lúcifer.”

2 comentários:

  1. Fui Testemunha de Jeová por 22 anos, servo ministerial e ancião. E em nenhum momento fui introduzido nos ensinamentos maçônicos, em nenhum momento os membros foram induzidos a aceitar a maçonaria, muito pelo contrário, ela sempre foram rechaçadas como ensinamento falso ao lado de tantas outras. Então me pergunto: como a maçonaria funda uma religião para falar mal dela mesma???

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo. Parabéns. .:.

    ResponderExcluir