quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nossas várias idades


Dr. Edmundo Maia

Aos que ainda não sabem, tenho prazer de informar que nós, seres humanos, temos várias idades. As principais delas são: a cronológica, a biológica e a psicológica (ou emocional). Há outras idades, como a intelectual, a profissional, a social, a idade óssea, etc., evidentemente embasadas naquelas.

Para melhor compreensão, citarei um exemplo: um advogado poderá ter 45 anos de idade cronológica, mas aparentar 35 anos de idade biológica, atuar como se tivesse 60 anos de idade profissional, e proceder como um jovem de 15 a 18 anos de idade psicológica ou emocional. Este advogado de 45 anos cronológicos parecerá biologicamente ter menos idade do que a real, ser um advogado profissionalmente brilhante e mais experiente em relação à sua idade, porém, hipersensível, hiperemotivo, apaixonado, impulsivo, explosivo.

Comumente as pessoas dizem: como é possível o Dr. X com a idade que tem, ser tão eficiente na profissão e viver inquieto como se fosse um adolescente?

Agora fica entendido porque muita gente adulta procede como criança ou como adolescente. É que nem sempre a idade emocional ou psicológica pode acompanhar a idade cronológica.

O ideal do homem seria alcançar, segundo Leme Lopes, a idade psicobiológica, conceito que reuniriam a idade evolutiva-constitucional, a psicomotora, a intelectual, a emocional e a social substituindo a idade cronológica.

Fonte: 

MAIA, E. A Psicologia e a Psiquiatria do Dia-a-Dia. 2ª ed. São Paulo: Almed, 1995, pp. 15-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário