domingo, 23 de junho de 2013

O Mago Eliphas Levi Negou a Existência Física de Jesus


Após a leitura do documento que segue, pergunte-se: Eliphas Levi foi um doceta ou sustentava que Jesus teria sido um mito?


Eliphas Levi (Alphonse Louis)

(Carta [LXXXV - 11/08/1862] endereçada ao Barão Spedalieri) 

I.'. e A.'. 

(...) 

A concepção de Jesus Cristo está definida pelo símbolo: ele foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. trata-se, no entanto, de uma realidade simbólica e dogmática. Quer saber mais: não sei se se trata de uma realidade histórica e cientifica. Por certo que não, de acordo com as regras tão simples que estabeleci em meus livros.

1. Tudo o que é de fé escapa à ciência.
2. Tudo o que é da ciência escapa à fé.

Não existe nenhum documento histórico sobre a pessoa de Jesus. As tradições a esse respeito são obscuras, contraditórias e suspeitas de ódio. O tipo tradicional de sua figura começa com as pinturas bizantinas, nos afrescos das catacumbas. Ele usa cabelo, barba e roupas à romana. A figura da Virgem Maria confunde-se com a imagem simbólica da Igreja. Mas é preciso lembrar aqui a grande palavra do evangelho: "A carne para nada serve; as palavras que eu vos disse são espírito e vida". (Jo VI: 64)

Em religião, o que deve ser evitado acima de tudo é o materialismo. O próprio Jesus Cristo não respondeu quando lhe perguntaram o que ele era: "Sou um principio que fala (principium qui et loquor vobis)" ."Quem são minha mãe e meus irmãos?" pergunta ele em outo lugar. Aqueles que melhor obedecem a Meu Pai são minha mãe, meus irmão e minhas irmãs. Queria ele, então, renegar sua família? Não, mas o autor do Evangelho quer fazer-nos compreender que a família de Cristo é tão simbólica quanto ele.

Vosso na Santa Ciência,

Eliphas Levi.


Fonte:

LEVI, E. Curso de Filosofia Oculta: Cartas ao Barão Spedalieri. São Paulo: Pensamento. 1993. p. 119.

A serpente entrelaçada no bastão: símbolo da Medicina, da cura e da ressurreição

Já se perguntaram por qual razão a serpente entrelaçada em um bastão foi adotada como símbolo da Medicina? Hebreus e gregos dão-se as mãos para nos responder.

Moisés

"E disse YeHoWaH a Mosheh: Faz para ti uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste (o Tau); e viverá todo aquele que, tendo sido picado (ou abatido por uma enfermidade), olhar para ela."

(Livro dos Números XXI:8)


Ficheiro:Esculápio jovem - braccio nuovo.jpg
Esculápio

"Chamado para socorrer Glauco, que havia sido morto por um raio, Esculápio viu uma serpente penetrar no aposento onde estava, e a matou com seu bastão. Logo uma segunda serpente entrou carregando ervas curativas e as depositou na boca da serpente morta, fazendo-a voltar à vida. Tomando dessas ervas, Esculápio colocou-as na boca de Glauco, que também ressuscitou, e desde então fez da serpente seu animal tutelar."



A serpente entrelaçada no bastão: símbolo da Medicina